terça-feira, 16 de agosto de 2016

SÍNTESE SOBRE O POSITIVISMO

Marcelo Gomes González

O positivismo é uma tendência dentro do idealismo Filosófico e representa nele uma das linhas do Idealismo Subjetivo. Nasceu no século XIX, tendo como fundador Augusto Comte. Mas, as bases concretas e sistematizadas dele estão no século XVI, XVII e XVIII, com Bacon, Hobbes e Hume.
Para Comte existiam três preocupações fundamentais, onde uma era a filosofia da história, outra a fundamentação e classificação das ciências, e a última a elaboração de uma disciplina para estudar os fatos sociais. Assim, pode-se distinguir três momentos na evolução do positivismo: o positivismo clássico, o empiriocriticismo e o neopositivismo.
Comte defendia a especialização, mas chamava a atenção para o exagero dela. Pregava, também,  a submissão da imaginação à observação, pois para o positivismo a função essencial da ciência é a capacidade de prever. E assim, assinala cinco acepções para a palavra positivo. São elas: o real em oposição a quimérico; o útil ao invés do ocioso; a certeza e não a indecisão; o precioso, eliminando o vago; e não destruir, mas organizar. Dessa forma suas principais características são: considerar a realidade como formada por partes isoladas; só aceitam fatos que possam ser observados; não interessam as causas dos fenômenos; elimina-se qualquer perspectiva de colocar a busca científica resolve problemas práticos; é neutro; rejeita o conhecimento metafísico; formulou o princípio da verificação; afirma a unidade metodológica para investigação dos dados naturais e sociais; alcançar resultados na pesquisa social que pudessem ser generalizados; o desenvolvimento do fisicalismo; a distinção entre valor e fato; e, reconhecia apenas o empírico e o lógico como tipos de conhecimentos autênticos.
Popper formulou o que se denomina racionalismo crítico, que postula explicar o comportamento humano, o saber, as ideias, as organizações sociais etc., procurando realizar sobre elas uma crítica tendente ao seu aperfeiçoamento constante. Representa uma linha dentro das filosofias pós-positivistas. Rejeitou o emprego do método indutivo e sua ideia de inferir de enunciados singulares, enunciados universais, como teorias e hipóteses, e propôs como método o hipotético-dedutivo.
Deve-se reconhecer que Popper assestou um golpe decisivo nas bases das ideias que permitiam aos positivistas considerar um conhecimento como científico ou não, mas foi a Escola de Frankfurt a que cavou o túmulo do positivismo, o qual representa uma corrente do pensamento que alcançou muitos avanços para o desenvolvimento do conhecimento. Se bem que foi o Círculo de Viena o centro irradiador por excelência do neopositivismo.


REFERÊNCIA
  

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987, p. 33-41.

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