Tema: Pernada do nado borboleta
Professores: Farney
Gleison, Francisney Cavalcante, Marcelo González
Categoria: Iniciante no nado borboleta
Carga Horária: 45min
1
OBJETIVOS
1.1 Geral:
Levar os alunos a por
em prática os fundamentos e princípios básicos necessários para desenvolver a
pernada do nado borboleta.
1.2 Específicos
a) Provocar
a socialização entre os alunos;
b) Apresentar
a penada do nado borboleta por meio de educativos dinâmicos;
c) Construir
momentos de interação entre professores e os alunos.
2
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Aquecimento: Com
dois professores dentro da piscina e um fora, a dinâmica será a seguinte: o
professor que está fora da piscina fará movimentos de ondulação com o corpo,
imitando uma cobra, mas com movimentos para frente e para trás, e não para as
laterais.
Aula: a) pernada em decúbito dorsal – isso
auxilia ao aluno perceber o quanto ele está flexionando os joelhos, já que se o
movimento for acentuado, os joelhos sairão da água, o que é incorreto; b) pernada
submersa em decúbito ventral - será realizada em duplas, onde um servirá de suporte
para o outro segurando as mãos do colega, que o conduzirá, realizando
a pernada do nado borboleta.
Dinâmica:
Os professores posicionarão alguns objetos no fundo da piscina e pedirão para,
de cinco em cinco, que peguem-nos utilizando a pernada do nado borboleta como
meio para chegar ao objeto.
3
RECURSOS
3.1 Materiais
a) 10
pranchas;
b) 10
macarrões;
c) Piscina.
3.2 Humanos
a) Acadêmicos;
b) Alunos.
4
AVALIAÇÃO
Processual, através do relacionamento
interpessoal, participação e cooperação.
REFERÊNCIAS
FLOR, I.; GÁNDARA, C.; REVELO, J.;
MELLO, A. M. de. Manual de Educação
Física: Esportes e recreação por idades. Equipe Editorial, MMVII ed.
NOCENTINI,
R.. Educativos para pernada de borboleta.
Disponível em: <http://tecnicadenado.blogspot.com.br/2008/08/vendo-imagem-ao-lado-percebemos-que.html>.
Acesso em: 23 abr. 2012.
NOCENTINI,
R.. Educativos... Borboleta.
Disponível em: <http://tecnicadenado.blogspot.com.br/2012/02/educativosborboleta.html>.
Acesso em: 23 abr. 2012.
Obs.:
Este plano de aula está sujeito a alterações.
Essa dinamica é mto dificil de fazer, estou a procura de uma mais simples para fazer em sala de aula, mas vcs estao de parabéns, vcs naum me ajudaram mais podem ajudar outras pessoas além de mim!
ResponderExcluirObrigado!!!
Apenas parece difícil, ao executá-lo verá que é bem simples e prazeroso. Utilizamos ele em uma aula com crianças com síndrome de down e com paralisia infantil. Faz um teste que é muito bom. Se precisar aqui está o meu e-mail: marceloggonzalez@ig.com.br
ExcluirOS alunos irão de mergulho fazendo a ondulação?
ResponderExcluir