sexta-feira, 27 de abril de 2012

CIDADANIA CORPORAL



FARNEY GLEISON ALMEIDA LIMA*
FRANCISNEY GUERREIRO*
MARCELO GOMES GONZÁLEZ*


*Acadêmicos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Vale do Acaraú-AP.



1 INTRODUÇÃO


Cidadania corporal é pensar no desenvolvimento motor como patrimônio adquirido através de uma vivência cultural, ou seja, é o ganho de autonomia. Dessa forma, a sociedade, principalmente os professores, têm o dever de possibilitar a construção desse patrimônio social.
Primeiramente abordar-se-á o conceito de cidadania, em seguida, como surgiu a cidadania. Por fim, o conceito de cidadania corporal.


2 CIDADANIA CORPORAL


2.1 O QUE É CIDADANIA?


A cidadania é exercida pelos cidadãos. Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. É nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário, até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que são enfrentados pela sociedade.


2.2 COMO SURGIU A CIDADANIA


A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietários de terras (desde que não fossem estrangeiros), eram cidadãos. Diminuindo assim a idéia de cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.
Na Idade Média (2ª era - séc. V até XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos. A idéia de cidadania se acaba, pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada.
Após a Idade Média, terminaram-se as invasões Bárbaras, terminando-se também os feudos, entrando assim, em uma grande crise. Os feudos se decompõem, formando cidades e depois países (Os Estados Nacionais).
Entra a 3ª era (Idade Moderna - séc XV ao XVIII d.C). Os países formados após o desaparecimento dos feudos foram em conseqüência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia.
O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graças aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mãos, o rei construía exércitos cada vez mais fortes, além de dar apoio político à Burguesia.
Com o tempo, o Rei começou a atrapalhar a Burguesia, pois ele usava o poder para enganá-la. A Burguesia ficava cada vez mais rica e independente, vendo o rei como um perigo e um obstáculo ao seu progresso. Para acabar com o absolutismo dos reis, foram realizadas cinco grandes revoluções burguesas: Revolução Industrial; Iluminismo; Revolução Francesa; Independência dos Estados Unidos; e, Revolução Inglesa.
Todas essas cinco revoluções tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder.
Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos têm direitos iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no conceito de cidadania.


2.3 ENTÃO, O QUE É CIDADANIA CORPORAL?


É ter acesso ao desenvolvimento da cultura corporal, onde o professor de educação física deve propor a transformação e orientar adequadamente os alunos para melhor maneira de desempenhar os movimentos. Dessa forma, fornecendo conhecimento sobre o cuidado com o seu corpo e repassando os conteúdos motores para melhorar a vivência motora e possibilitar a interação social.
O Estado deve dispor de profissionais qualificados para gerar uma educação de qualidade e fornecer instrumentos de transformação, também, de locais adequados para essa construção da cidadania corporal. O profissional de educação física tem o papel de analisar cada pessoa com suas diferenças e necessidades identificando suas potencialidades e dificuldades ao invés de tratar todos de forma universal.
A escola deve ser um espaço de consolidação dos direitos, haja vista que os alunos devem ter acesso aos conteúdos e vivências motores e de relacionamento em sociedade.


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Entende-se por cidadania corporal o direito do acesso às práticas que gerem o completo desenvolvimento motor e interação social. Assim, essas pessoas têm o direito de não serem excluídas de qualquer atividade que seja, na escola ou na sociedade, para poder promover a socialização de conhecimentos.
Esse papel cabe, principalmente, ao professor, por estar à frente e ser um formador de opinião, não apenas um reprodutor de imagens e conteúdos, mas um transformador de seres conscientes de seus direitos e limites corporais. Logo, um formador de cidadãos.

  


REFERÊNCIAS


SANTOS, Liones. O conceito de cidadania. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/law-and-politics/politics/1957924-conceito-cidadania/>. Acesso em: 18 mar. 2012.


WEB CIÊNCIA. O que é cidadania?. Disponível em: <http://www.webciencia.com/18_cidadania.htm>. Acesso em: 18 mar. 2012.


DEVINE, Fabiano Pries; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Desenvolvendo cidadania com educação física escolar na rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd91/cidadan.htm>. Acesso em: 18 mar. 2012.

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