FARNEY GLEISON ALMEIDA LIMA*
FRANCISNEY GUERREIRO*
MARCELO GOMES GONZÁLEZ*
*Acadêmicos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Vale do Acaraú-AP.
1 INTRODUÇÃO
Cidadania corporal é pensar no
desenvolvimento motor como patrimônio adquirido através de uma vivência cultural,
ou seja, é o ganho de autonomia. Dessa forma, a sociedade, principalmente os
professores, têm o dever de possibilitar a construção desse patrimônio social.
Primeiramente abordar-se-á o conceito de
cidadania, em seguida, como surgiu a cidadania. Por fim, o conceito de
cidadania corporal.
2 CIDADANIA CORPORAL
2.1 O QUE É CIDADANIA?
A cidadania é exercida pelos
cidadãos. Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para
melhorar suas vidas e a de outras pessoas. É nunca se esquecer das pessoas que
mais necessitam.
A cidadania consiste desde o
gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e
placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), saber
dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário, até saber
lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das
crianças carentes e outros grandes problemas que são enfrentados pela sociedade.
2.2 COMO SURGIU A CIDADANIA
A idéia de cidadania surgiu na
Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para
o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietários de terras (desde
que não fossem estrangeiros), eram cidadãos. Diminuindo assim a idéia de
cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram
considerados cidadãos.
Na Idade Média (2ª era - séc. V
até XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos. A idéia de cidadania se acaba,
pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que
habitavam os feudos não podiam participar de nada.
Após a Idade Média, terminaram-se
as invasões Bárbaras, terminando-se também os feudos, entrando assim, em uma
grande crise. Os feudos se decompõem, formando cidades e depois países (Os
Estados Nacionais).
Entra a 3ª era (Idade Moderna -
séc XV ao XVIII d.C). Os países formados após o desaparecimento dos feudos
foram em conseqüência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia.
O Rei mandava em tudo e tinha um
grande poder, graças aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mãos,
o rei construía exércitos cada vez mais fortes, além de dar apoio político à
Burguesia.
Com o tempo, o Rei começou a
atrapalhar a Burguesia, pois ele usava o poder para enganá-la. A Burguesia
ficava cada vez mais rica e independente, vendo o rei como um perigo e um
obstáculo ao seu progresso. Para acabar com o absolutismo dos reis, foram
realizadas cinco grandes revoluções burguesas: Revolução Industrial; Iluminismo;
Revolução Francesa; Independência dos Estados Unidos; e, Revolução Inglesa.
Todas essas cinco revoluções
tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder.
Com o fim do Absolutismo, entra a
Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de
Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A
principal característica do Estado de Direito é: "Todos têm direitos
iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no
conceito de cidadania.
2.3 ENTÃO, O QUE É CIDADANIA CORPORAL?
É ter acesso ao desenvolvimento
da cultura corporal, onde o professor de educação física deve propor a
transformação e orientar adequadamente os alunos para melhor maneira de desempenhar
os movimentos. Dessa forma, fornecendo conhecimento sobre o cuidado com o seu
corpo e repassando os conteúdos motores para melhorar a vivência motora e
possibilitar a interação social.
O Estado deve dispor de profissionais
qualificados para gerar uma educação de qualidade e fornecer instrumentos de
transformação, também, de locais adequados para essa construção da cidadania
corporal. O profissional de educação física tem o papel de analisar cada pessoa
com suas diferenças e necessidades identificando suas potencialidades e
dificuldades ao invés de tratar todos de forma universal.
A escola deve ser um espaço de
consolidação dos direitos, haja vista que os alunos devem ter acesso aos
conteúdos e vivências motores e de relacionamento em sociedade.
3
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Entende-se
por cidadania corporal o direito do acesso às práticas que gerem o completo
desenvolvimento motor e interação social. Assim, essas pessoas têm o direito de
não serem excluídas de qualquer atividade que seja, na escola ou na sociedade,
para poder promover a socialização de conhecimentos.
Esse
papel cabe, principalmente, ao professor, por estar à frente e ser um formador
de opinião, não apenas um reprodutor de imagens e conteúdos, mas um transformador
de seres conscientes de seus direitos e limites corporais. Logo, um formador de
cidadãos.
REFERÊNCIAS
SANTOS,
Liones. O conceito de cidadania.
Disponível em: <http://pt.shvoong.com/law-and-politics/politics/1957924-conceito-cidadania/>.
Acesso em: 18 mar. 2012.
WEB CIÊNCIA. O que é cidadania?. Disponível em: <http://www.webciencia.com/18_cidadania.htm>.
Acesso em: 18 mar. 2012.
DEVINE, Fabiano Pries; FIGUEIREDO,
Carlos Alberto. Desenvolvendo cidadania com educação física escolar na rede
pública de ensino do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd91/cidadan.htm>.
Acesso em: 18 mar. 2012.
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