Farney Gleison Almeida Lima*
Francisney Cavalcante Guerreiro*
Marcelo Gomes González*
*Acadêmicos do 4º semestre de Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Vale do Acaraú-AP.
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INTRODUÇÃO
Tetracampeão brasileiro de boxe, Nelson Silva
dos Anjos, fundou em 2004 o Clube de Boxe Nelson dos Anjos, com o projeto
“Formando Campeões”. Onde o objetivo era, e ainda é, retirar crianças e
adolescentes, de 10 a 18 anos, da vulnerabilidade social e trazer ao esporte dando-lhes
disciplina.
Nelson dos Anjos conta com doações feitas por
empresas privadas e pessoas que gostam do trabalho dele. São doados alimentos,
materiais para a prática esportiva e dinheiro para as despesas.
Primeiramente exporemos um breve histórico
sobre o Clube de Boxe Nelson dos Anjos. Logo após, classificaremos a metodologia
de ensinar do professor/treinador. Por fim, pontuaremos o que há de negativo e
positivo, tanto na estrutura física, quanto no método de repassar conhecimento.
2 RELATÓRIO
CRÍTICO SOBRE O CLUBE DE BOXE NELSON DOS ANJOS
O projeto social
"Formando Campeões" foi criado pelo ex-boxeador e tetracampeão
brasileiro, Nelson Silva dos Anjos, em 2004, para ajudar crianças e
adolescentes, de 10 a 18 anos, em situação de risco social a sair das ruas e
conhecer a disciplina do esporte.
Em maio de 2009, o então
governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva, reforma o clube, que antes
tinha apenas piso e paredes de madeira e telhado de fibrocimento. Após a
reforma, o "Clube de Boxe Nelson dos Anjos" ganha dois banheiros, um
depósito, uma cozinha, uma sala de administração e dois dormitórios, um
masculino e outro feminino, além de alguns equipamentos utilizados na execução
das aulas. O clube fica na Rua Padre Ângelo Biragui, nº 997, bairro Congós,
Macapá-AP. O que espanta muitas pessoas é que esse clube se encontra em uma
área de ressaca e é uma palafita.
Hoje participam do projeto 67
crianças e adolescentes, sendo que os de 10 a 17 anos de idade não pagam
mensalidade, mas os de 18 anos contribuem com um valor fixado pelo proprietário
do clube. "Não é justo que eu me mate trabalhando, enquanto alguns desses
garotos ganham dinheiro e vão beber nas festas", disse Nelson dos Anjos.
Durante as aulas são
apresentadas técnicas e regras do boxe olímpico, que é menos agressivo, pois
ganha aquele que conseguir efetuar mais toques no rosto do adversário, ao
contrário do boxe que era praticado, onde o nocaute era, muita das vezes, a
vitória.
As aulas são compostas na
seguinte ordem: alongamento, aquecimento, instruções sobre as atividades,
treino das técnicas e regras, lanche e a frequência. O participante que tiver
mais de três faltas está fora do projeto. As aulas são oferecidas de segunda a
sexta-feira, com duração média de duas horas, já que Nelson trabalha de vigia
noturno e começa seu expediente às 21h.
Na transferência de
conhecimento do professor/treinador aos alunos o que impera é a disciplina, uma
vez que a, cada correção feita, ele repreende o aluno e diz que vai mandar
"pagar dez apoios" (executar dez flexões de braço em decúbito ventral).
No decorrer
dos treinos o professor/treinador põe músicas evangélicas para estabelecer um
clima de calma entre os integrantes, tentando, dessa forma, manter a
religiosidade ativa em cada integrante.
Além do
acompanhamento dentro do clube, Nelson dos Anjos vai às escolas onde seus
atletas estudam e pergunta sobre as notas, o comportamento e a frequência para
poder chamar a atenção deles quando não estão bem nos estudos.
Os pais aceitam bem o método
utilizado pelo professor/treinador. Alguns deles vão assistir aos treinos e
aproveitam para conversar com Nelson dos Anjos para saber do comportamento de
seus filhos dentro do Clube de Boxe. E já aproveitam para relatar as melhorias
do comportamento deles em casa e no meio social.
O Clube de Boxe Nelson dos
Anjos é mantido por doações feitas por alguns parceiros fixos, como:
Supermercado Santa Lúcia, que disponibiliza alimentos para os participantes;
Açúcar Milla e Sapataria Paraibana, que disponibilizam dinheiro para energia e
telefone; e ainda por trabalhadores, que querem ver o projeto ir adiante e doam
alimentos e dinheiro.
Ao observar as aulas
ministradas pelo ex-boxeador, avaliou-se que a metodologia utilizada pode ser
classificada como militarista, contendo alguns traços higienistas e com uma
intensa didática competitivista. Mas que também tem um cunho social muito
forte.
2.1 MILITARISMO
Por ser um ex-atleta e não
ter conhecimento na área pedagógica, modo de ensinar, ele repassa o que
aprendeu, exaltando o militarismo, que visa a "formação de uma geração capaz de suportar o
combate, a luta, para atuar na guerra, por isso é importante selecionar indivíduos “perfeitos” fisicamente". ANOEL FERNANDES, 2009.
Percebe-se
a presença do militarismo logo no início, que é quando as os integrantes ficam
dispostos em filas e colunas. Outra característica é a forma de passar as
instruções. O professor/treinador muitas vezes grita com os alunos, que não
conseguem acompanhar o ritmo ou executar a técnica, já que a disparidade entre
a faixa etária é muito grande. Assim, não há um pleno respeito às limitações
biológicas de cada indivíduo. Outro momento que chamou a atenção foi quando o
aluno não conseguiu acompanhar a aula, o professor/técnico repreendeu o garoto
dizendo que da próxima vez ele iria "pagar dez" (flexão de braços). O
garoto não conseguiu acompanhar e teve que ser punido. Mas nem conseguia
flexionar os braços, pois estava sem forças. Ainda assim o professor/treinador
aceitou os movimentos.
2.2 HIGIENISMO
Alguns dias são reservados
apenas para exercícios físicos, como caminhar, correr, pular corda, executar
flexão de braço e outros - o ex-boxeador Nelson dos Anjos é quem toma a frente.
O objetivo principal desses exercícios físicos é a manutenção da saúde
corporal, melhorando assim a coordenação motora, reflexos, resistência, "hábitos
higiênicos, a saúde individual das pessoas e saúde moral". RUI BARBOSA
appud RAFAEL VALLADÃO, 2009.
2.3 COMPETITIVISMO
Os treinos passados pelo
professor/treinador são puxados e levam o atleta aos limites do corpo. Ele tem
como pretensão formar um atleta-herói, que é aquele ícone de uma nação. Uma de
suas metas é conseguir transformar seus atletas em futuros campeões mundiais de
boxe. Por isso eles são levados ao extremo físico e mental. Assim, as aulas
enfocam a "caracterização da competição e da superação individual como
valores fundamentais". PAULO GHIRALDELLI JUNIOR, 2007.
2.4 AVALIAÇÃO DOS PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS
2.4.1 Negativos
Um dos pontos negativos
encontrado pelo grupo é a estrutura física e materiais inadequados para a
execução dos trabalhos. Essa falta se dá pela dificuldade financeira de Nelson
dos Anjos, já que ele tem alguns patrocínios, mas nenhum que faça evoluir. O
que recebe de ajuda é para a mínima manutenção do espaço físico e a alimentação
de seus alunos.
Outro
ponto que nos chamou a atenção foi a visibilidade que é dada ao Clube de Boxe,
mas essa visibilidade não se transforma em ajuda.
O clube
já recebeu algumas celebridades do esporte brasileiro, entre elas estão Acelino
de Freitas, o "Popó", e Adilson Maguila. No entanto, quando
perguntamos da ajuda técnica, se esses grandes nomes do esporte passaram alguma
técnica nova para melhorar o desempenho na aprendizagem ou coisa parecida, ele
disse que esses atletas não passavam informação nenhuma sobre técnicas, mas no
decorrer da conversa ele se mostrou muito orgulhoso e disse que já foi quatro
vezes campeão brasileiro e que já tinha bastante conhecimento no assunto, ou
seja, não precisa que lhe ensinem a passar seus treinos.
O que vimos foi uma pessoa
orgulhosa que não aceita críticas, talvez por ter enfrentado muita dificuldade
sozinho para chegar até onde chegou.
2.4.2 Positivos
O primeiro ponto positivo que
encontramos foi o amor que ele sente em repassar seus conhecimentos esportivos
e de vida. É uma pessoa que tem garra, perseverança e força de vontade, além de
ser extremamente honesto.
Antes do Clube de Boxe, a
área do entorno era conhecida pela violência e pelo alto grau de criminalidade.
Agora é um local pacífico e de referência nacional, pois muitas vezes foi
veiculado na mídia o sucesso do trabalho desse cidadão modelo.
Assim, Nelson dos Anjos
retirou várias crianças das ruas, onde seriam facilmente influenciadas pelos
criminosos que lá residiam, e ainda residem. Ele ensina, mesmo que através da
autoritária disciplina, valores, ética, respeito ao seu corpo e ao do próximo,
dignidade, etc. Ou seja, despertou nos seus alunos a autonomia de saber o que é
certo e errado através da disciplina que o esporte carrega.
3
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao
término do relatório conclui-se que a metodologia utilizada pelo tetracampeão
brasileiro de boxe, Nelson Silva dos Anjos, é militarista, higienista e competitivista.
Onde esses pontos não são postos como totalmente negativos, visto que é preciso
ter disciplina para a prática do esporte, jáque nele estão inclusas regras,
limites e, principalmente, respeito.
É
negativo porque o professor/treinador utiliza em sua metodologia de ensino
apenas conhecimentos adquiridos durante sua vida de atleta. Não tendo cunho
pedagógico. E, outro ponto que é negativo, a não aceitação, por parte dele, de
novas técnicas trazidas por atletas mais atuais. Quanto ao espaço físico, vimos
muita dificuldade, mas melhoras significativas foram realizadas. No entanto,
muito ainda há para se melhorar, inclusive uma futura aquisição de novos
materiais para execução correta e com segurança das atividades.
Positivamente
avaliamos a intensão de repassar os conhecimentos que têm com a sociedade,
assim retirando das ruas crianças e adolescentes que mais tarde poderiam estar
presos e transformando-os em campeões.
A lição
de cidadania que ele passa é exemplar. Ele retira do que tem para ajudar os que
estão necessitando. Também lhes dá senso crítico para saber o que é certo ou
errado e poder avaliar de diferentes maneiras a sociedade.
Nelson
dos Anjos foi e ainda é destaque na mídia local e nacional, mas poucas pessoas,
empresas e autoridades se prontificam a ajudá-lo.
REFERÊNCIAS
FERNANDES, Anoel. A
renovação na Educação Física Escolar: desafios e perspectivas. Disponível
em: <http://www.efdeportes.com/efd133/a-renovacao-na-educacao-fisica-escolar.htm>.
Acesso em: 28 abr. 2012.
JUNIOR, Paulo Ghiraldelli. Educação
Física Progressista: A Pedagogia
Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. 10ª ed. São
Paulo-SP: Edições Loyola, 2007. Vol. 10. 65 p.
VALLADÃO,
Rafael. Da pré-história à
regulamentação: breve ensaio sobre a história da Educação Física.
Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd129/a-regulamentacao-ensaio-sobre-a-historia-da-educacao-fisica.htm>.
Acesso em: 28 abr. 2012.
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