quarta-feira, 23 de maio de 2012

RELATÓRIO CRÍTICO SOBRE O CLUBE DE BOXE NELSON DOS ANJOS

Farney Gleison Almeida Lima*
Francisney Cavalcante Guerreiro*
Marcelo Gomes González*

*Acadêmicos do 4º semestre de Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Vale do Acaraú-AP.



1 INTRODUÇÃO


Tetracampeão brasileiro de boxe, Nelson Silva dos Anjos, fundou em 2004 o Clube de Boxe Nelson dos Anjos, com o projeto “Formando Campeões”. Onde o objetivo era, e ainda é, retirar crianças e adolescentes, de 10 a 18 anos, da vulnerabilidade social e trazer ao esporte dando-lhes disciplina.
Nelson dos Anjos conta com doações feitas por empresas privadas e pessoas que gostam do trabalho dele. São doados alimentos, materiais para a prática esportiva e dinheiro para as despesas.
Primeiramente exporemos um breve histórico sobre o Clube de Boxe Nelson dos Anjos. Logo após, classificaremos a metodologia de ensinar do professor/treinador. Por fim, pontuaremos o que há de negativo e positivo, tanto na estrutura física, quanto no método de repassar conhecimento.


2 RELATÓRIO CRÍTICO SOBRE O CLUBE DE BOXE NELSON DOS ANJOS


O projeto social "Formando Campeões" foi criado pelo ex-boxeador e tetracampeão brasileiro, Nelson Silva dos Anjos, em 2004, para ajudar crianças e adolescentes, de 10 a 18 anos, em situação de risco social a sair das ruas e conhecer a disciplina do esporte.
Em maio de 2009, o então governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva, reforma o clube, que antes tinha apenas piso e paredes de madeira e telhado de fibrocimento. Após a reforma, o "Clube de Boxe Nelson dos Anjos" ganha dois banheiros, um depósito, uma cozinha, uma sala de administração e dois dormitórios, um masculino e outro feminino, além de alguns equipamentos utilizados na execução das aulas. O clube fica na Rua Padre Ângelo Biragui, nº 997, bairro Congós, Macapá-AP. O que espanta muitas pessoas é que esse clube se encontra em uma área de ressaca e é uma palafita.
Hoje participam do projeto 67 crianças e adolescentes, sendo que os de 10 a 17 anos de idade não pagam mensalidade, mas os de 18 anos contribuem com um valor fixado pelo proprietário do clube. "Não é justo que eu me mate trabalhando, enquanto alguns desses garotos ganham dinheiro e vão beber nas festas", disse Nelson dos Anjos.
Durante as aulas são apresentadas técnicas e regras do boxe olímpico, que é menos agressivo, pois ganha aquele que conseguir efetuar mais toques no rosto do adversário, ao contrário do boxe que era praticado, onde o nocaute era, muita das vezes, a vitória.
As aulas são compostas na seguinte ordem: alongamento, aquecimento, instruções sobre as atividades, treino das técnicas e regras, lanche e a frequência. O participante que tiver mais de três faltas está fora do projeto. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira, com duração média de duas horas, já que Nelson trabalha de vigia noturno e começa seu expediente às 21h.
Na transferência de conhecimento do professor/treinador aos alunos o que impera é a disciplina, uma vez que a, cada correção feita, ele repreende o aluno e diz que vai mandar "pagar dez apoios" (executar dez flexões de braço em decúbito ventral).
No decorrer dos treinos o professor/treinador põe músicas evangélicas para estabelecer um clima de calma entre os integrantes, tentando, dessa forma, manter a religiosidade ativa em cada integrante.
Além do acompanhamento dentro do clube, Nelson dos Anjos vai às escolas onde seus atletas estudam e pergunta sobre as notas, o comportamento e a frequência para poder chamar a atenção deles quando não estão bem nos estudos.
Os pais aceitam bem o método utilizado pelo professor/treinador. Alguns deles vão assistir aos treinos e aproveitam para conversar com Nelson dos Anjos para saber do comportamento de seus filhos dentro do Clube de Boxe. E já aproveitam para relatar as melhorias do comportamento deles em casa e no meio social.
O Clube de Boxe Nelson dos Anjos é mantido por doações feitas por alguns parceiros fixos, como: Supermercado Santa Lúcia, que disponibiliza alimentos para os participantes; Açúcar Milla e Sapataria Paraibana, que disponibilizam dinheiro para energia e telefone; e ainda por trabalhadores, que querem ver o projeto ir adiante e doam alimentos e dinheiro.
Ao observar as aulas ministradas pelo ex-boxeador, avaliou-se que a metodologia utilizada pode ser classificada como militarista, contendo alguns traços higienistas e com uma intensa didática competitivista. Mas que também tem um cunho social muito forte.


2.1 MILITARISMO


Por ser um ex-atleta e não ter conhecimento na área pedagógica, modo de ensinar, ele repassa o que aprendeu, exaltando o militarismo, que visa a "formação de uma geração capaz de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra, por isso é importante selecionar indivíduos “perfeitos” fisicamente". ANOEL FERNANDES, 2009.
Percebe-se a presença do militarismo logo no início, que é quando as os integrantes ficam dispostos em filas e colunas. Outra característica é a forma de passar as instruções. O professor/treinador muitas vezes grita com os alunos, que não conseguem acompanhar o ritmo ou executar a técnica, já que a disparidade entre a faixa etária é muito grande. Assim, não há um pleno respeito às limitações biológicas de cada indivíduo. Outro momento que chamou a atenção foi quando o aluno não conseguiu acompanhar a aula, o professor/técnico repreendeu o garoto dizendo que da próxima vez ele iria "pagar dez" (flexão de braços). O garoto não conseguiu acompanhar e teve que ser punido. Mas nem conseguia flexionar os braços, pois estava sem forças. Ainda assim o professor/treinador aceitou os movimentos.


2.2 HIGIENISMO


Alguns dias são reservados apenas para exercícios físicos, como caminhar, correr, pular corda, executar flexão de braço e outros - o ex-boxeador Nelson dos Anjos é quem toma a frente. O objetivo principal desses exercícios físicos é a manutenção da saúde corporal, melhorando assim a coordenação motora, reflexos, resistência, "hábitos higiênicos, a saúde individual das pessoas e saúde moral". RUI BARBOSA appud RAFAEL VALLADÃO, 2009.


2.3 COMPETITIVISMO


Os treinos passados pelo professor/treinador são puxados e levam o atleta aos limites do corpo. Ele tem como pretensão formar um atleta-herói, que é aquele ícone de uma nação. Uma de suas metas é conseguir transformar seus atletas em futuros campeões mundiais de boxe. Por isso eles são levados ao extremo físico e mental. Assim, as aulas enfocam a "caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais". PAULO GHIRALDELLI JUNIOR, 2007.


2.4 AVALIAÇÃO DOS PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS


2.4.1 Negativos


Um dos pontos negativos encontrado pelo grupo é a estrutura física e materiais inadequados para a execução dos trabalhos. Essa falta se dá pela dificuldade financeira de Nelson dos Anjos, já que ele tem alguns patrocínios, mas nenhum que faça evoluir. O que recebe de ajuda é para a mínima manutenção do espaço físico e a alimentação de seus alunos.
Outro ponto que nos chamou a atenção foi a visibilidade que é dada ao Clube de Boxe, mas essa visibilidade não se transforma em ajuda.
O clube já recebeu algumas celebridades do esporte brasileiro, entre elas estão Acelino de Freitas, o "Popó", e Adilson Maguila. No entanto, quando perguntamos da ajuda técnica, se esses grandes nomes do esporte passaram alguma técnica nova para melhorar o desempenho na aprendizagem ou coisa parecida, ele disse que esses atletas não passavam informação nenhuma sobre técnicas, mas no decorrer da conversa ele se mostrou muito orgulhoso e disse que já foi quatro vezes campeão brasileiro e que já tinha bastante conhecimento no assunto, ou seja, não precisa que lhe ensinem a passar seus treinos.
O que vimos foi uma pessoa orgulhosa que não aceita críticas, talvez por ter enfrentado muita dificuldade sozinho para chegar até onde chegou.


2.4.2 Positivos


O primeiro ponto positivo que encontramos foi o amor que ele sente em repassar seus conhecimentos esportivos e de vida. É uma pessoa que tem garra, perseverança e força de vontade, além de ser extremamente honesto.
Antes do Clube de Boxe, a área do entorno era conhecida pela violência e pelo alto grau de criminalidade. Agora é um local pacífico e de referência nacional, pois muitas vezes foi veiculado na mídia o sucesso do trabalho desse cidadão modelo.
Assim, Nelson dos Anjos retirou várias crianças das ruas, onde seriam facilmente influenciadas pelos criminosos que lá residiam, e ainda residem. Ele ensina, mesmo que através da autoritária disciplina, valores, ética, respeito ao seu corpo e ao do próximo, dignidade, etc. Ou seja, despertou nos seus alunos a autonomia de saber o que é certo e errado através da disciplina que o esporte carrega.


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Ao término do relatório conclui-se que a metodologia utilizada pelo tetracampeão brasileiro de boxe, Nelson Silva dos Anjos, é militarista, higienista e competitivista. Onde esses pontos não são postos como totalmente negativos, visto que é preciso ter disciplina para a prática do esporte, jáque nele estão inclusas regras, limites e, principalmente, respeito.
É negativo porque o professor/treinador utiliza em sua metodologia de ensino apenas conhecimentos adquiridos durante sua vida de atleta. Não tendo cunho pedagógico. E, outro ponto que é negativo, a não aceitação, por parte dele, de novas técnicas trazidas por atletas mais atuais. Quanto ao espaço físico, vimos muita dificuldade, mas melhoras significativas foram realizadas. No entanto, muito ainda há para se melhorar, inclusive uma futura aquisição de novos materiais para execução correta e com segurança das atividades.
Positivamente avaliamos a intensão de repassar os conhecimentos que têm com a sociedade, assim retirando das ruas crianças e adolescentes que mais tarde poderiam estar presos e transformando-os em campeões.
A lição de cidadania que ele passa é exemplar. Ele retira do que tem para ajudar os que estão necessitando. Também lhes dá senso crítico para saber o que é certo ou errado e poder avaliar de diferentes maneiras a sociedade.
Nelson dos Anjos foi e ainda é destaque na mídia local e nacional, mas poucas pessoas, empresas e autoridades se prontificam a ajudá-lo.


REFERÊNCIAS


FERNANDES, Anoel. A renovação na Educação Física Escolar: desafios e perspectivas. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd133/a-renovacao-na-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 28 abr. 2012.

JUNIOR, Paulo Ghiraldelli. Educação Física Progressista: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. 10ª ed. São Paulo-SP: Edições Loyola, 2007. Vol. 10. 65 p.

VALLADÃO, Rafael. Da pré-história à regulamentação: breve ensaio sobre a história da Educação Física. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd129/a-regulamentacao-ensaio-sobre-a-historia-da-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 28 abr. 2012.

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