Acadêmicos:
Francisney Guerreiro* e Marcelo
González*
Disciplina:
Metodologia dos Esportes Coletivos I
*Acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Vale do Acaraú
Após termos observado
um grupo de crianças brincando na rua, aplicamos dois questionários: um
coletivo, feito com dez crianças, e outro individual, realizado com uma do
mesmo grupo. Em ambos observamos um senso de coletividade muito ativo, haja
vista que as brincadeiras praticadas por elas exigem conectividade entre os
membros para que a brincadeira tenha fluidez.
Percebemos que em
algumas crianças se destacaram o espírito de liderança, enquanto outras o papel
de estrategistas; as demais cumpriram com destreza os comandos da equipe. Em suma,
as brincadeiras de rua são atividades que incluem todos, democraticamente.
Também detectamos que as
crianças estimulam constantemente a sua criatividade, tanto que, durante as
entrevistas coletivas e individuais, apresentaram uma brincadeira até então,
para nós, desconhecida, chamada “rede manchete”. Em pesquisa realizada pelo
grupo, não foram encontrados registros de sua técnica de execução e
nomenclatura.
Participam das
brincadeiras crianças de 7 a 14 anos de idade que agem de forma sincronizada,
tendo em vista dois objetivos principais: a aquisição de conhecimento empírico,
informações de novas brincadeiras, e a diversão.
Devido a maioria das
crianças estudarem pela manhã, as brincadeiras são realizadas entre 16h30 e 19h.
As crianças que estudam à tarde também têm espaço para brincar, já que encerram
o horário letivo às 17h50, englobando assim uma quantidade maior de crianças.
Essa rotina é feita de segunda à sexta-feira. Mas aos sábados, domingos e
feriados elas brincam nos horários independentes durante todo o dia.
Esses indivíduos estão
em uma fase da vida cujos limites corporais sempre estão a prova; as crianças
se “testam” o tempo todo em todas as brincadeiras utilizando-se da rapidez, força,
habilidade etc.
A participação das
meninas nas brincadeiras ainda é tímida, pois, na visão dos meninos elas não se
encaixam em algumas atividades. O motivo, segundo os garotos entrevistados, a intensidade
gerada em algumas brincadeiras, como força e velocidade, é maior do que os
limites corporais que as meninas têm.
Durante a aplicação do
questionário individual, uma das respostas nos deixou intrigados. Quando perguntado
à criança se na escola alguma dessas brincadeiras fazem parte da aula de
educação física, a criança entrevistada considerou que apenas o “tacocol” é a
atividade promovida pelo professor. Achamos um desrespeito aos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN’s) atuais, já que as brincadeiras de rua estão
inclusas como agente que gera integração, instiga a criatividade e aprimora a
autonomia.
QUESTIONÁRIO
COLETIVO
1 – Qual a faixa etária
das crianças que brincam aqui na rua?
Crianças
de 7 a 14 anos de idade.
2 – Quantas vezes na
semana eles vêm brincar aqui na rua?
Todos
os dias.
3 – Em que horário
costumam brincar?
Brincamos
entre 16h30 às 19h.
4 – Nas brincadeiras,
qual o nível de participação das meninas?
Baixo,
comparado à quantidade de meninos. Brincam conosco apenas três meninas, e em
algumas brincadeiras.
5 – Qual o nome da rua
em que brincam?
Rua
Luiz Azarias.
6 – Qual o bairro?
Limite
entre os bairros Zerão e Universidade.
7 – Quais as regras de
cada brincadeira que vocês realizam?
Bandeirinha: É
composta por dois times de no mínimo 4 pessoas cada. Os dois times ficam
separados por uma linha que divide igualmente os dois espaços (como no futebol).
No limite final (fundo) de cada campo, ficam as bandeirinhas, as quais serão
protegidas por suas respectivas equipes. O objetivo principal é roubar a
bandeirinha do time adversário sem ser tocado pelos integrantes deste, pois ao
ultrapassar a linha central os invasores poderão ser “colados” pelos
defensores. Para “colar” o adversário ele tem que ter passado para o outro
lado, invadindo o campo. A “cola” acontece quando o atacante é tocado, em
qualquer parte do corpo, pelo defensor. Quando “colado”, este ficará no local
onde foi tocado. Para “descolar” o parceiro, os colegas terão que invadir o
campo adversário e tocar no amigo, assim o salvando. Vence a rodada a equipe
que conseguir apanhar a bandeirinha do outro time e trazê-la para o seu campo.
Normalmente, vence a brincadeira em rodadas no sistema melhor de 3, mas sendo
flexível a rodadas adicionais. (Material:
dois pedaços de pano, camisa, galhos pequenos etc. para seres utilizados como
bandeirinha)
Tacobol: É
jogado por 4 pessoas (duas duplas). A dupla “A” fica com os tacos para rebater,
enquanto a dupla “B” fica atrás dos garrafões lançando a bola para derrubar a
garrafa do adversário. Ao rebater a bola, a dupla corre em direção ao garrafão
do colega, no meio do caminho eles baterão os tacos um no outro. Cada batida de
taco e troca de posições vale 10 pontos, sendo que ao completar 100 pontos a
dupla vence. Os lançadores ao conseguirem derrubar o garrafão do adversário,
trocam de lugar com os rebatedores. (Material:
2 tacos de madeira, duas garrafas PET e uma bola de papel e plástico ou bola de
tênis)
Garrafão: A
brincadeira é composta por um número indeterminado de participantes. Para
começar é preciso que escolham a “mãe”. Geralmente começam tirando “zerinho ou
um’ e depois “par ou ímpar” para escolher a mãe. Um dos integrantes jogará uma
garrafa, com um pouco de areia ou pedras no fundo, o mais longe que conseguir.
A “mãe” irá correr para pegar a garrafa e voltará de costas até o local de onde
foi lançada a garrafa. Enquanto isso os outros integrantes da brincadeira se
escondem. O objetivo da “mãe” é encontrar os colegas, sendo que ao encontrar
alguém ela terá que falar onde a pessoa está e também o nome, batendo a garrafa
no chão. O objetivo de quem se escondeu é correr e chutar o garrafão para o
mais longe possível. Fazendo isso ele irá salvar quem foi encontrado e começar
a brincadeira do ponto inicial. Quando a “mãe” encontrar alguém, disser o
local, mas errar o nome da pessoa que ali está. A pessoa sairá do local e dirá
“alunou” (em alguns lugares anulou), o que também reinicia o jogo com a mesma
“mãe”. Encontrados todos, a “mãe” dirá quem foi o primeiro que ela encontrou,
esta será a “mãe” da próxima rodada.
Pira-pega: Após
escolhida a “mãe”, através de “zerinho ou um” e “par ou ímpar”, as crianças
começam a brincadeira. O objetivo da “mãe” é tocar algum dos outros
integrantes, que estarão fugindo. Ao tocar alguém o título de “mãe” passará
para essa pessoa. Dessa forma a brincadeira só terminará quando os integrantes
desistirem. (Não precisa de nenhum
material)
Pira-cola: Os
integrantes da brincadeira irão escolher a “mãe” para poder dar início à
brincadeira. O objetivo é que a “mãe” toque em um dos que estão fugindo. Ao
serem tocados os participantes irão ajudar a “mãe” a pegar os outros. Quando
todos forem pegos a “mãe” dirá quem foi o primeiro a ser tocado, este será a
nova “mãe”.
Queimada: Divide-se
dois times ou grupos com o mesmo número de integrantes. O campo utilizado é em
forma de retângulo, sendo dividido ao meio e contendo um espaço no fundo
denominado “cemitério”. O objetivo é “queimar” todos do time adversário. A
primeira jogada fica com quem ganhar no par ou ímpar. O grupo que ficar com a
bola irá escolher alguém para arremessar e tentar queimar alguém do outro time.
Será “queimado” aquele que for atingido pela bola e em seguida ela tocar no
chão. Assim, o “queimado” vai para o “cemitério”. Caso o brincante seja
atingido e ele ou qualquer outro colega agarre a bola, estará salvo e
automaticamente mandará quem arremessou a bola para o “cemitério”. Quem está no
“cemitério” também pode “queimar” o adversário, já que estará atrás do campo
deste. Os colegas que ainda não foram “queimados” podem passar a bola para os
que estão no “cemitério”, o que se chama de “combinar”. Vence o jogo quem
conseguir mandar todos os adversários para o “cemitério”. (Material: Uma bola de vôlei, handebol ou qualquer bola feita de
borracha)
Rede manchete: Divide-se
dois times ou grupos com o mesmo número de participantes. O campo utilizado é
em forma de retângulo, dividido ao meio por uma linha. É feito um desenho na
linha que divide os campos. Esse desenho é composto por cinco pontos. Coloca-se
cinco tampas de garrafa pet em cima do ponto central que está desenhado no
chão. A equipe que começar a brincadeira pedirá para alguém lançar a bola para
derrubar as tampas. Quando a equipe “A” derrubar as tampas, os integrantes da
equipe “B” pegarão a bola, os do grupo “A” tentarão colocar as cinco tampas em
cima de cada um dos pontos desenhados. Enquanto eles tentam posicionar as
tampas a outra equipe irá impedir “queimando-os”. “Queima-se” o adversário
jogando a bola nele. Vence o grupo que conseguir posicionar todas as cinco
tampinhas em cima dos pontos. Se a outra equipe conseguir “queimar” todos os
outros adversários terá o direito de arremessar a bola nas tampinhas. (Materiais: cinco tampas de garrafa pet e uma
bola de vôlei, handebol ou qualquer bola de borracha)
QUESTIONÁRIO
INDIVIDUAL
Nome:
Dyego Rocha de Sousa
Idade:
14 anos
Escolaridade:
1º ano do ensino médio
Endereço:
Rua Luiz Azarias, esquina com a 1ª
Avenida do Bairro Universidade
Bairro:
Zerão
1 – Mora em área de
ponte?
( ) Sim (
x ) Não
2 – Tem quantos irmãos?
( ) 1 ( ) 2 (
x ) 3 Outro ( )
3 – Mora com quem?
( ) Pai (
x ) Mãe ( x ) Outros familiares
4 – Você gosta de
brincar em casa ou na rua? Por quê?
Gosto
de brincar na rua porque não tem graça brincar sozinho em casa.
5 – Seus pais deixam
você brincar na rua? Explique?
Às
vezes minha mãe deixa eu brincar na rua. Ela diz que tem muitos perigos.
6 – Seus pais já lhe
ensinaram alguma brincadeira das quais pratica? Quais?
Nenhuma.
7 – Quais as
brincadeiras que você conhece?
Tacobol,
pira-pega, pira-cola, bandeirinha, garrafão, queimada e rede manchete.
8 – De onde tomou
conhecimento dessas brincadeiras?
Aprendi
todas essas brincadeiras com colegas na rua.
9 – Algum dos seus
familiares pratica qualquer dessas brincadeiras com você? Quem?
Minha
irmã brinca comigo só quando jogamos tacobol e o meu irmão, às vezes, quando
jogamos bola.
10 – Crianças de outros
locais vêm brincar aqui?
Sim,
vêm crianças de algumas ruas daqui de perto.
11 – Você pratica
alguma dessas brincadeiras na escola? Quais?
A
única brincadeira que já realizamos na escola foi o tacobol.
vlw precisava saber como funciona a brincadeira manchete
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