segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PLANO DE ATIVIDADE FÍSICA E PLANO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


*ADELSON RAMOS VILHENA
*FARNEY GLEISON ALMEIDA LIMA
*FRANCISNEY GUERREIRO
*JAQUELINE SARMENTO DA SILVA
*LETÍCIA DA COSTA ARANHA SILVA
*MARCELO GOMES GONZÁLEZ
*Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Vale do Acaraú-AP

FICHA TÉCNICA
INSCRIÇÃO
Nome: Marcelo González
End.: Rua Agenor Ferreira Pinto               Bairro: Zerão              N.º 0000
Turno: ( x ) Manhã  (    ) Tarde  (    ) Noite               Data de Nascimento: 01/02/89
Fone.: 3333-3333                   Cel.: 9999-9999
Data de Inscrição: 22/10/10                           ( x ) 6x por semana     (    ) 3x por semana
Objetivo:         (    ) Redução de Peso             ( x ) Hipertrofia          (    ) Cond. Físico
Classe:             ( x ) Iniciante                          (    ) Intermediário      (    ) Avançado

2.2 COMPOSIÇÃO CORPORAL
Peso: 78 kg                            
I.M.C.: 24 kg/m                    
Altura: 180 cm                                  

2.3 ANAMNESE
a)      Você pratica ou já praticou atividade física?                               ( x ) Sim          (    ) Não
b)      Você tem algum problema de saúde?                                         (    ) Sim          ( x ) Não
c)      Têm familiares com doenças crônicas?                                       (    ) Sim          ( x ) Não
d)     Está fazendo algum tratamento médico?                                     (    ) Sim          ( x ) Não
e)      Você sente alguma dor freqüente em alguma parte do corpo      (    ) Sim          ( x ) Não
f)       Faz uso de algum medicamento?                                                (    ) Sim          ( x ) Não
g)      Você tem alguma restrição física?                                              (    ) Sim          ( x ) Não
h)   Você é fumante?                                                                         (    ) Sim          ( x ) Não

2.4 PERIMETRIA
MEDIDAS DO CORPO
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES (Medidas/Mês)
Peso (kg)
78





Ombro (cm)
114,5





Tórax (cm)
98,5





Antebraço (cm)
Direito
30





Esquerdo
29





Bíceps (cm)
Direito
34,5





Esquerdo
33,5





Cintura (cm)
84





Abdome (cm)
83





Quadril (cm)
92,5





Coxa Direita (cm)
Circunf. superior
58





Circunf. Inferior
45





Coxa Esquerda (cm)
Circunf. superior
57





Circunf. Inferior
45





Panturrilha (cm)
Direita
37





Esquerda
37






3 FICHA DE TREINAMENTO
3.1 ALONGAMENTO
Podemos iniciar um exercício sem aquecimento ou alongamento? Não! Está mais do que comprovado que aquecimento e alongamento são fundamentais antes da atividade física, pois diminuem o risco de lesões e melhoram o desempenho na atividade. O aquecimento consiste de exercícios realizados imediatamente antes de uma atividade para ativar a circulação e aumentar a freqüência cardíaca e é parte essencial do programa de condicionamento.

ALONGAMENTO PARA A LATERAL DO PESCOÇO
Em pé ou sentado, coloque a mão esquerda sobre o lado direito da cabeça, puxe o lado esquerdo da cabeça contra o ombro esquerdo. Alongue o ouro lado, mantendo o ombro esquerdo fixo, e repetindo o mesmo com o lado direito.


ALONGAMENTO PARA O MÚSCULO POSTERIOR DO PESCOÇO
Em pé ou sentado, coloque as mãos na parte superior da cabeça. Puxe a cabeça para baixo e deixe o queixo tocar o esterno. Mantenha os ombros em depressão durante o exercício de alongamento.


ALONGAMENTO PARA A REGIÃO LATERAL DO OMBRO
Sente-se ou fique em pé com o braço elevado na altura do ombro, puxe. Segure o cotovelo elevado na altura do ombro com a mão oposta e puxe-o para trás. Alongue o outro lado.


 
ALONGAMENTO PARA O TRÍCEPS BRAQUIAL
Sente-se ou fique em pé e com um cotovelo flexionado elevado acima da cabeça, perto da orelha e a mão encostada na escápula. Segure o cotovelo com a outra mão, e puxe o cotovelo atrás da cabeça. Alongue o outro lado.

ALONGAMENTO PARA O PEITORAL E OMBROS
Em pé, ou pernas afastadas mais ou menos na largura dos ombros, joelhos ligeiramente flexionados, costas eretas, leve os braços para trás, entrelace os dedos, estenda os braços e erga até sentir o alongamento nos braços, ombro e peito.

ALONGAMENTO PARA AS COSTAS
Comece em pé, com os pés afastados mais ou menos na largura dos ombros e ligeiramente apontados para o lado. Curve-se lentamente à frente, apoiando as mãos em uma cadeira ou outra superfície. Com os braços totalmente estendidos, abaixe ligeiramente o tronco, e em seguida arredonde a coluna, até sentir o alongamento.

ALONGAMENTO EM PÉ PARA O TRONCO
Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, os joelhos ligeiramente flexionados. Coloque uma das mãos no quadril ou na coxa para apoiar-se enquanto o outro braço se estende para o alto e passa sobre a cabeça. Incline-se para o lado em direção da mão que está no quadril. Vá devagar, sinta alongar. Permaneça e relaxe. Volte devagar e mantenha o controle, não faça movimentos bruscos ou rápidos.

ALONGAMENTO PARA O QUADRIL E GLÚTEOS
Deite-se em decúbito dorsal (barriga para cima), com os joelhos flexionados e os braços afastados ao lado do corpo. Empurre e abaixe as pernas até o chão, mantendo os cotovelos, a cabeça e os ombros encostados no solo. Repita do outro lado.

ALONGAMENTO PARA O QUADRÍCEPS
Em pé, apóie-se em alguma superfície para manter o equilíbrio, segure o peito do pé e puxe o calcanhar na direção dos glúteos, flexionando o joelho de apoio ligeiramente.
Cuidado – Evite a hiperlordose da coluna e não gire o corpo.

ALONGAMENTO PARA A PANTURRILHA
Flexione uma das pernas e leve o pé à frente apoiando no chão, os braços sobre a perna flexionada, enquanto a outra perna fica reta ou atrás. Leve o quadril lentamente à frente, enquanto a parte inferior das costas (região lombar) fica reta. O calcanhar da perna de trás não deve sair do chão. Permaneça nessa posição por 20 segundos. Não balance o corpo, alongue a outra perna.
Cuidado – O joelho que está flexionado não deve passa a ponta dos pés.
OBS.: A duração de cada exercício deve ser de 10 a 20 segundos. (fotos do livro O Programa das 10 Semanas: Uma proposta para trocar gordura por músculos e saúde)
Dúvida sobre alongamento: Atletas e praticantes recreacionais de musculação alongam antes de treinar no intuito de evitar lesões, porém os estudos são muito controversos. Alguns autores citam que o alongamento não previne lesões, enquanto outros autores citam que o alongamento pode prevenir lesões.
Alguns indivíduos alongam-se também após o término da sessão de musculação. Porém deve-se calcular bem a intensidade desse alongamento. Durante uma sessão de musculação acontecem alterações internas no organismo do praticante, sendo estas relacionadas com a ruptura da homeostasia da célula muscular, em decorrência de microlesões, ou seja, um alongamento de alta intensidade pode acarretar um aumento nessas microlesões provocadas com o treinamento, existindo a possibilidade até mesmo de uma lesão muscular.
Resumindo não existe um consenso de que o alongamento evite uma possível lesão muscular, além de que o alongamento ainda pode ser prejudicial ao desempenho no treino de musculação (dependendo da intensidade). Se for feito o alongamento associado à musculação, deve-se prestar a atenção quanto à intensidade desse alongamento, ou seja, alongar em uma intensidade leve a moderada.


3.2 ATIVIDADES AERÓBICAS
São exercícios moderados, ou seja, de baixa intensidade e longa duração, a energia vai ser obtida principalmente pela utilização do oxigênio e gordura como substrato. Andar, correr, pedalar, nadar, dançar são exemplos de atividades aeróbicas. Nesse caso, as adaptações solicitam o envolvimento dos pulmões, do coração e da circulação sanguínea para conduzir o oxigênio aos músculos. Os benefícios são, portanto, mais de natureza cardiorespiratória.


3.3 ATIVIDADES ANAERÓBICAS
Para a execução de exercícios de alta intensidade e curta duração, a energia é obtida principalmente pelo primeiro sistema, ou seja, menor participação do oxigênio. Temos como exemplo levantar peso, subir escadas rapidamente ou correr em alta velocidade.

EXERCÍCIO PARA PEITORAL NO APARELHO SUPINO
Grupos musculares: Peitoral menor e deltóide anterior.
Posição inicial: Deite em um banco inclinado (dentro do aparelho) com as costas apoiadas no banco e os pés inteiramente no chão. Segure a barra do aparelho com as mãos voltadas ara frente (pronação), os braços totalmente estendidos (não trave os cotovelos). Desça vagarosamente o aparelho até que os cotovelos estejam ao lado do peitoral. Volte para a posição inicial e execute de forma contínua, lenta e controlada.

EXERCÍCIO NO APARELHO SUPINO PARA OS OMBROS
Grupo muscular: Trapézio e deltóide.
Posição inicial: Sente-se no banco com os pés apoiados no chão. Segure a barra do aparelho na altura dos ombros, com os cotovelos virados para baixo e as palmas das mãos viradas para cima.
Execução: Levante a barra para cima, até os braços estarem praticamente estendidos (cotovelos quase totalmente estendidos), depois abaixe bem devagar até voltar à posição inicial. Repita o movimento até completar as repetições desejadas.

EXERCÍCIO PARA AS COSTAS NO APARELHO PULLEY
Grupo muscular: Grande dorsal.
Posição inicial: Sentado no aparelho, posicione as almofadas sobre as coxas. Segure firma a barra; suas mão devem ficar afastadas mais ou menos na largura dos ombros.
Execução: Desça a barra até a nuca lentamente, eleve a barra até a posição inicial, não esquecendo de não travar os cotovelos. Execute o número desejado de repetições de forma contínua, lenta e controlada.
   

EXERCÍCIO COM HÁLTERES PARA BÍCEPS
Grupo muscular: Bíceps braquial.
Posição inicial: Em pé, com os pés afastados mais ou menos na largura dos ombros, costas apoiadas na parede, joelhos flexionados, ombros retos. Braços estendidos ao longo o corpo, segurando o peso na lateral.
Execução: Com as palmas das mãos voltadas para frente, flexione ambos os braços, erguendo os pesos na direção dos ombros. Durante a flexão mantenha o ombro e o tronco imóveis. Abaixe os pesos lentamente até a posição inicial e repita o movimento até o número desejado de repetições.

EXERCÍCIO NO APARELHO POLIA ALTA PARA TRÍCEPS
Grupos musculares: Cabeça lateral e medial do tríceps.
Posição inicial: Segure a barra ou corda da polia alta, mantenha os joelhos ligeiramente flexionados, a coluna ereta e os pés afastados na largura dos ombros. De frente, segure a barra ou corda com as mãos voltadas para baixo. Puxe a barra para baixo até que os braços desçam nas laterais do tronco, cotovelos flexionados.
Execução: Movendo apenas os antebraços, pressione a barra para baixo até que os braços fiquem completamente estendidos. Sustente brevemente a posição e então volte lentamente à posição inicial. Repita o movimento até completar o número de repetições desejadas.

EXERCÍCIO ABDOMINAL NO SOLO COM APARELHO
Grupo muscular: Reto abdominal.
Posição inicial: Deitado no colchonete, com a cabeça apoiada na almofada do aparelho, joelhos flexionados e os pés em cima de uma cadeira, mãos apoiadas no aparelho mais ou menos na largura dos ombros e voltadas para dentro.

 
Execução: Empurre para baixo a parte inferior das costas, como se você quisesse afundar no chão. Só depois disso comece a levantar os ombros do chão, mantendo os joelhos e o quadril imóveis. Seus ombros só se afastam alguns centímetros do chão. Mantenha essa posição por uns 10 segundos e contraia os músculos abdominais o máximo possível; depois, abaixe lentamente os ombros te eles encostarem no chão. Repita até completar as repetições desejadas.
Obs.: Esse mesmo exercício poderá ser feito sem o aparelho. Siga as mesmas instruções, apenas coloque as mãos na nuca, lembrando de não cruzar as mãos e mantendo-as em forma de concha como apoio para a cabeça.

EXERCÍCIO NO APARELHO LEG-PRESS PARA O QUADRÍCEPS
Grupos musculares: Vasto lateral, Vasto intermediário, e reto femoral.
Posição inicial: Posicione o acento colocando os pés numa distância aproximadamente igual à largura dos ombros, com as pontas dos pés ligeiramente virados para fora na plataforma que você empurra.
Execução: Abaixe lentamente o peso até o ponto em que seus quadríceps toquem a barriga, ao mesmo tempo em que você inspira fundo. Depois empurre o peso à posição inicial. Não deixe os joelhos totalmente estendidos, faça uma pequena flexão no momento de extensão das pernas.
Cuidados: Não coloque os pés separados demais na plataforma.

EXERCÍCIO NO APARELHO PARA PANTURRILHA (FLEXÃO PLANTAR EM PÉ)
Grupos musculares: Gastrocnêmios, sóleo.
Posição inicial: Em pé com os dedos dos pés sobre uma prancha (suporte) com 10 a 20 centímetros de altura. Apóie as mãos no suporte para estabilizar o corpo.
Execução: Sem flexionar os joelhos nem o quadril, eleve o tronco o mais alto possível. Atingida a altura máxima, retorne lentamente à posição inicial, e repita o movimento até atingir o número de repetições desejadas.

4 REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
A boa educação alimentar é importante, pois organismo necessita mais de alguns nutrientes que de outros. Por isso recomenda-se um consumo mínimo de alimentos ricos em gordura e açúcar, pois fornecem muitas calorias e poucos nutrientes.
Uma maneira prática para equilibrar a sua alimentação e atingir as quantidades recomendadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, é:
ü  Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
ü  Alimentar-se a cada três horas;
ü  Evite ingerir pães, doces e massas na hora do jantar;
ü  Controle o consumo de alimentos que causam fermentação como cerveja, açúcar, leite integral, queijo amarelo, refrigerantes e sal em excesso;
ü  Produtos industrializados e frituras são os seus principais inimigos;
ü  Quando sentir vontade de adoçar o paladar, prefira as opções menos calóricas: gelatina diet, picolé de fruta ou um pedaço pequeno de chocolate meio amargo.
Obs.: Essas sugestões devem ser consumidas em quantidades moderadas.

SUGESTÃO DE ALIMENTAÇÃO
7h Café da Manhã
Opção 01:
- 300 ml de leite desnatado com 03 colheres (rasas) de farelo de aveia e 02 colheres de linhaça com adoçante. (bater no liquidificador);
- 01 xícara de café com leite desnatado com creme cheese e/ou requeijão light, 03 torradas integrais e 01 fatia de mamão;
- 02 bananas pequenas amassadas com leite e polvilhada com farelo de aveia;
- 01 copo de soyleit com 04 torradas (supermercado).
Opção 02:
Mamão, pão francês, peito de peru e queijo branco.

10h Lanche da Manhã
Opção 01:
- 01 xícara de chá (vermelho, branco, verde, etc.);
- 01 copo de suco natural ou light;
- 01 fruta (maçã, pêra, goiaba, uva, laranja);
- 01 barra de cereal;
- 01 copo de leite desnatado com 03 colheres (rasa) de farelo de aveia.
Opção 02:
Barrinha de cereal.

13h Almoço
Opção 01:
- 01 porção de feijão, 01 peito de frango e/ou peixe grelhado com arroz integral e salada verde à vontade;
- 06 claras de ovos (cozido) com arroz integral, salada verde, 02 colheres de proteína de soja texturizada.
Opção 02:
Salada de alface com tomate, arroz, feijão, frango assado, brócolis no vapor, suco de abacaxi com hortelã.

16h Lanche da tarde
Opção 01:
- 01 xícara de chá (vermelho, branco, verde, etc.);
- 01 copo de suco natural ou light;
- 01 fruta (maçã, pêra, goiaba, uva, laranja);
- 01 barra de cereal;
- 01 copo de leite desnatado com 03 colheres (rasa) de farelo de aveia.
Opção 02:
Torradas com requeijão.
19h Jantar
Opção 01:
- 01 sanduíche natural (alface, tomate, carne e/ou peito de frango desfiado ou 01 fatia de queijo branco, ou atum);
- 01 prato de sopa de legumes;
- 06 claras de ovos, com salada verde, arroz e proteína de soja texturizada;
- Frango ou peixe grelhado com salada verde e clara de ovo com arroz.

Opção 02:
Salada de alface, cenoura e pepino, arroz integral, frango cozido.

22h Lanche da noite
Opção 01:
- 01 copo de leite desnatado;
- 01 xícara de chá (verde, branco ou vermelho);
- 01 fruta (maçã, pêra, laranja).
Opção 02:
Abobrinha refogada.


REFERÊNCIAS

BARROS, Turíbio Leite de. O Programa das 10 Semanas: Uma proposta para trocar gordura por músculos e saúde. 1ª Ed. São Paulo: Manole Ltda, 2002. 292 p.
LOPES, Jacque. Barriga chapada, ainda dá tempo. Só dietas, São Paulo, v. 4, nº 16, p. 08, abr., 2009.
JOEL, Gustavo Barquilha. Disponível em: <http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=260>. Acesso em: 12 fev. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário