sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RESENHA - MÉTODOS QUALITATIVOS


MARCELO GOMES GONZÁLEZ
Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Vale do Acaraú-AP

RICHARDSON, Roberto Jarry. Métodos qualitativos. In: RICHARDSON, Roberto Jarry, et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas S. A., 2008, cap. 5, p. 79-86.
Pós-Doutorado: Seminários de Projetos, Formação de Pesquisadores e Filosofia das Ciências, PIIE - Chile (1991). Pós-Doutorado: Seminários sobre Educação e Desenvolvimento; Métodos Alternativos de Pesquisa e, Estado e Educação, nas Universidades de Stanford e Massachussets (1983). Professor Adjunto IV - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil (1977- ). Orientador de diversas dissertações de Mestrado e monografias de cursos de especialização. Suas principais publicações foram: Gestão Educacional em Instituições que aprendem (Org.) (Ed.UFPB, 2004). Pesquisa Social. São Paulo. Ed. Atlas. 3ra. Ed. 1999. Características Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa Educacional: Chile, México, EUA e Brasil (Coordenador relatório de Pesquisa, mimeo) 1994. Pesquisa Qualitativa (em preparação). A Pesquisa na Pós-Graduação em Educação no Brasil (Relatório de Pesquisa com M.A. Bezerra, mimeo) 1990.
Segundo Richardson, o texto trata da pesquisa qualitativa, mas também fala inúmeras vezes da pesquisa quantitativa, que está, em alguns casos, ligada diretamente à qualitativa. Sendo que a pesquisa qualitativa pode ser transformada em dados quantificáveis. Tanto que Richardson (2008:80) diz que essa transformação, bastante utilizada por pesquisadores, consiste em "utilizar como parâmetros o emprego de critérios, categorias, escalas de atitudes ou identificar com que intensidade, ou grau, um conceito, uma atitude, uma opinião se manifesta". Richardson (2008:80) também afirma que os pesquisadores da área de Ciências Sociais "ao desprezarem elementos qualitativos, apresentam pobreza de resultados. Insto, necessariamente, não quer dizer que a pesquisa quantitativa seja inútil".
O autor distingue métodos de pesquisa que para muitos, poucos se diferem, mas para alguns, tanto se diferem, como em determinado momento se agregam, assim sendo, às vezes, parte fundamental de uma metodologia de certa pesquisa.
Também faz referência aos três tipos de situações em que implicam os estudos de conotação qualitativa. Como: substituir uma simples informação estatística por dados qualitativos; abordar qualitativamente, para efeito de compreender aspectos psicológicos cujos dados não podem ser coletados de modo complexo por outros métodos, devido à complexidade; fazer observações qualitativas para usar como indicadores do funcionamento de estruturas sociais.
Ainda, busca explicar as várias temáticas abordadas a partir das pesquisas qualitativa e quantitativa, para assim, fazer com que o leitor possa obter uma melhor compreensão e distinção sobre o assunto tratado.
O autor diz que há vários estudos que apresentam abordagens de controle qualitativo, e entre esses, citou dois, a elaboração de material didático, que é um processo que consiste em desenvolver e dar validade a produtos educacionais. E, a pesquisa documental vale-se de documentos originais, que ainda não receberam tratamento analítico por nenhum autor.
Richardson finaliza seu texto comentando sobre a descrição de texto segundo a forma e fundo, onde a forma, segundo o autor, é "estudar símbolos empregados, isto é, as palavras ou temas que são, inicialmente, selecionadas e, a partir daí, verifica-se a frequência relativa de sua oposição em uma obra em diferentes tipos de comunicação". Já o fundo, "consiste em estudar as referências dos símbolos podendo revelar tendências constatadas nos conteúdos das comunicações".
Com isso, o autor conclui que a pesquisa qualitativa é a mais apropriada a ser utilizada em quase todas as áreas de pesquisa. No entanto, não descarta a importância da pesquisa quantitativa, que é muito utilizada para dados estatísticos.
Conclui também que há várias formas de se produzir uma pesquisa qualitativa, pois, nela há várias abordagens a serem seguidas, onde, citou duas, a de material didático e a pesquisa documental. O autor deixa expressamente clara a sua preferência pela pesquisa qualitativa, por ela ser uma pesquisa que apresenta dados explicativos mais claros sobre situações complexas, mas em momento algum extingue a sua outra vertente, a quantitativa.
Concluo que o método qualitativo, em sua maior parte, é mais eficaz que o quantitativo, mas, parto do mesmo princípio do autor, não vejo o método quantitativo como inútil, e sim como menos eficaz em alguns casos, como na área de pesquisa social, que é um campo mais complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário